Realizar uma construção ou reforma é sempre algo que pede um bom planejamento, pois se trata de um investimento bastante considerável. Contudo, como muitas pessoas (especialmente aquelas que desejam construir sua casa própria) o fazem sem o auxílio de especialistas, o custo da obra costuma aumentar, especialmente com os materiais de construção.
Diversos são os motivos que fazem com que a pessoa tenha um custo muito além do planejado por conta de desperdícios de materiais. Dessa forma, pode até mesmo ocorrer paralisações da obra devido à falta de verba. Pois é justamente para evitar maiores dores de cabeça que hoje traremos algumas dicas importantes para que você possa economizar na construção ou reforma do seu sonho.
Esta dica é exclusiva para quem vai construir, mas não pe menos importante. Primeiramente você precisará definir o principal: o local onde você deseja morar. Para isso você precisa escolher o terreno certo e precisa observar diversos aspectos que podem lhe possibilitar economizar na construção, tanto durante, como após ela:
Inclusive, se for possível, antes mesmo de escolher o terreno, considere a possibilidade de comprá-lo acompanhado de um profissional, como explicaremos a seguir.
Tanto se você já tiver o terreno ou o imóvel, como se você ainda for comprá-lo é fundamental contratar um arquiteto para tocar a obra. Apesar de muitas pessoas considerarem que pode ser um custo alto, ao final do projeto, se terá uma economia muito maior, graças ao que ter um profissional supervisionando a construção pode trazer de benefícios.
Por exemplo: com ele supervisionando, você terminará a obra dentro do previsto e economizará no caso de ainda morar de aluguel (não precisará buscar um lugar para ficar se atrasar a obra). Além disso, não teremos desperdício de materiais por conta de algo mal construído ou por ter de refazer algo. Por fim, a possibilidade de fazer um projeto direcionado para as características do local também é vantajoso para quem vai encarar a obra.
Isso sem contar a óbvia tranquilidade de que você mesmo não precisará ficar lá supervisionando, pois terá um profissional especializado para isso.
Além do arquiteto, é importante contratar bons profissionais para executar a obra. Neste momento, apelar para conhecidos para buscar referências pode ser uma boa opção, além de fazer uma cotação de valores para poder encontrar aqueles que podem executar a obra, mas com valores dentro do cobrado no mercado.
Fazer uma boa escolha garantirá que sua obra transcorra sem maiores problemas e com o mínimo de desperdício de materiais. Lembre-se: muitas vezes o barato sai caro, seja por atrasos, desperdícios ou execução incorreta. Ter profissionais gabaritados para aquela obra não é uma questão de luxo e sim uma racionalidade sobre um investimento que muitas vezes é para toda a vida!
Assim como quando você faz as compras do dia a dia, ao fazer a compra de materiais de construção você deve ter em mente que não será no primeiro lugar que encontrará tudo mais barato, mesmo que haja bons descontos no lugar.
Ou seja, pesquise em todos os locais possíveis, de forma a encontrar os menores valores daquilo que será necessário para sua obra. Com isso, deve-se conversar com os estabelecimentos sobre a possibilidade de descontos ao fazer compras grandes. Pode-se conseguir economizar na construção com uma boa negociação nos materiais. Também não é incomum você ter de comprar cada parte do material em um local diferente, uma vez que encontrará uma boa condição na loja A para a parte hidráulica e na loja B para a parte elétrica, por exemplo. Acabamentos muito específicos também não são fáceis de achar e muitas vezes é necessário buscar em outra cidade ou estado.
Algo importante: ao fazer essa compra, lembre-se de colocar uma quantidade maior que a necessária. Isso porque, mesmo com todo o cuidado e com bons profissionais, sempre haverá o risco de que parte deles se perca durante a construção. Dessa forma, o risco de recompra será menor, já que você terá material sobressalente. Um bom arquiteto pode te ajudar com o cálculo exato de quanto deverá ser comprado para você não vivenciar este problema.
Materiais básicos como areia, tijolos, blocos, aço, podem ser conseguidos ainda mais baratos se você fizer a compra direto com fornecedores, então considere a possibilidade se você tiver acesso a eles.
Outra boa opção é buscar lojas de materiais de demolição ou reciclados, pois pode-se encontrar madeira, pisos, vidros, granito, entre outros materiais em bom estado. Além de poder economizar na construção, ainda poderá manter o estilo original do projeto.
Converse com o arquiteto e faça seu projeto detalhando ao máximo tudo o que você deseja, pois assim ele fará um projeto ao seu agrado e que não sofrerá alterações. Normalmente um dos maiores problemas com despesas são as alterações de última hora feitas na obra.
Algumas mudanças são imprevistas e necessárias, principalmente em reformas, porém alterações do projeto sem necessidade dificultam demais a obra. Além de precisar comprar materiais extras, em alguns casos você precisa desfazer algo pronto, desperdiçando material e aumentando o tempo de execução do projeto.
Portanto, não acelere o projeto nem pule etapas. Discuta todos os detalhes com sua equipe de arquitetura e tenha certeza que quando for começar a obra tudo estará exatamente como você sempre sonhou.
Alocação inadequada de material costuma causar grandes prejuízos para quem está construindo. Tenha a certeza de que eles estarão estocados em um lugar espaçoso e protegidos do sol, da chuva e de qualquer outro agente externo que possa danificá-los.
Novamente, a presença de seu arquiteto para ajudar no gerenciamento da obra pode ser fundamental para esta questão. Lembre-se que este profissional não existe somente para fazer o projeto, mas também para acompanhá-lo durante toda sua execução se certificando de que tudo saia conforme o planejado.
A obra durar além do planejado é algo que com certeza encarecerá muito o projeto, pois você terá um custo maior com a mão-de-obra. Por conta disso, é preciso não apenas de um acompanhamento diário da obra para garantir que ela siga a velocidade correta de execução, mas ter em mente qual época é melhor para se construir.
Isso porque temos períodos com mais chuva e que fatalmente atrasarão a obra. Sendo assim, veja qual época tem menor risco de variações climáticas bruscas e execute o projeto durante ela.
Uma boa dica para economizar na obra é aproveitar o acabamento natural de determinados materiais. Por exemplo: de acordo com o projeto, pode-se deixar sem pintura as peças de madeira natural, tijolo cerâmico e cimento.
Além delas, temos aqueles materiais que dispensam, dependendo da situação, algum acompanhamento, como é o caso dos pisos intertravados que podem ser rejuntados ou não.
Geralmente as pessoas não conseguem enxergar a melhor forma de usar cada material, por não terem muitas referências. Por isso o tempo de discussão do projeto com o arquiteto é tão importante. O resultado da obra deve ser a mistura entre o gosto e paixão do cliente com o conhecimento técnico da equipe de arquitetura. Isso garantirá um projeto tranquilo, dentro do prazo e do orçamento e sem dores de cabeça para nenhuma das partes.
Realizar uma construção ou reforma tem um alto custo sem dúvida, mas você pode reduzi-lo bastante com medidas relativamente simples e que possibilitarão uma grande economia ao final. Mas isso só será possível se você contar com bons profissionais para te auxiliar durante todo o projeto, garantido sua execução correta.
Mantenha a mente e o coração abertos para sugestões no seu projeto, mas não abra mão do que você realmente precisa para sentir-se feliz em seu lar.